quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mitos ou verdades?

Aqui estão alguns mitos e verdades desvendados para nós que gostamos de comer e comer sem culpa.


Mito  Chopp dá barriga

Verdade   O chopp não é responsável pela barriguinha saliente. O excesso de calorias é depositado em forma de gordura corporal.

  Homens têm a propensão de acumular gorduras na região abdominal o que leva à famosa expressão “barriguinha de chopp”. Para evitar a elevada ingestão de calorias é necessário controlar a quantidade de bebida alcoólica consumida (1 tulipa = 105 Kcal) e, também, os petiscos que acompanham a bebida que, normalmente, são bastante calóricos como, por exemplo, a batata frita, o frango à passarinho, amendoins, queijos.



Mito Batata frita tem colesterol

Verdade   Alimentos de origem vegetal não apresentam colesterol. Dessa maneira, a batata quando frita em óleo vegetal (óleo de milho, canola, soja, girassol, azeite) não conterá colesterol. Mesmo assim, é necessário tomar cuidado com a batata frita que, por ser rica em óleo, ela é muito calórica. Por isso, o consumo freqüente e em grande quantidade pode levar ao ganho de peso.


 
Mito  Comer assistindo TV prejudica a dieta

Verdade   A ingestão de alimentos deve ser feita em ambiente tranqüilo, evitando som alto ou qualquer situação que tire o foco dos alimentos.

  Comer em frente à TV faz com que se perca a noção de quantidade e a alimentação passa a ter um papel secundário, dando mais atenção à programação da TV. Por isso, para evitar comer além do necessário e para que os alimentos tenham a importância necessária, prefira ambientes silenciosos e aqueles que proporcionam à refeição a atenção que ela merece ter.




Mito O amendoim é um excelente petisco

Verdade   O amendoim é um bom alimento, pois contem antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e gorduras boas para o organismo.

  Mas, apesar disso, ele é muito calórico e pequenas quantidades dessa oleaginosa fornecem grande quantidade de energia (100 gramas = 247 Kcal). A orientação é o consumo moderado e em pequena quantidade (30 gramas = 74 Kcal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário